Os Cuidados com os modismos da Malhação e a Organizacao Miofascial Sensorial 

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O verão se aproxima  e tempo de comecar a cuidar do visual para apresentar um corpo  em forma e sem excesso de gorduras porem muitas pessoas esquecem que um corpo esteticamente bonito  é  resultado de cuidados diários na alimentação e numa higiene diaria ( e nao só antes do verão) de atividade fisica orientada as necessidades daquela pessoa em especifico.

Entre os cuidados o  de escolher uma boa  academia que busque um conceito de wellness (bem estar )  e ainda  o de se escolher uma  atividade fisica voltado para as  necessidades individuais de cada um, evitando os modismos das academias que buscam  muitas vezes atraves de aulas divertidas  levar muitos praticantes porem sem pensar na saude de seus alunos . Um bom exemplo são as aulas de bike indoor ou spinning que muitas vezes para agradar seus praticantes incluem luzes estroboscópicas ( que podem desencadear crises de epilepsia) ou ainda velas e insenso que acabam disputando   com os proprios praticantes a captacao  do oxigenio e  acabam realizando uma atividade anaerobia ao invés da aerobia que seria o objetivo principal  da atividade.

Os cuidados com a avaliação fisica  é de suma importancia antes do inicio das atividades para que se possa conhecer a  frequência cardiaca que deve ser mantida durante a atividade para que seus objetivos em especifico sejam alcançados com maior rapidez e vc evite riscos para seu coracao.

Se voce possue algum tipo de patologia ortopedica ou neurologica como artose hernia os protrusões discais ou dores de origem desconhecida avaliação   de  um medico ou um  Diagnostico cinesiologico Funcional  realizado por um fisioterapeuta é indicado  para que não agrave e piore o seu quadro , tenho visto  pacientes que por desconhecimento se lesionam seriamente fazendo atividade fisica com dor.

Lembrem-se tambem que temos músculos dinâmicos e estaticos que trabalham  em cadeias como conjuntos sinergicos que devem ser trabalhados de forma diferente para que não promovam retrações musculares e deformidaes estruturais levando a quadros de desgastes articulares e dores crônicas. A musculatura  estatica ou antigravitacional (tonica) deve ser trabalhada de maneira excentica para que  se possa evitar tais desgastes articulares e para que possa fazer seu papel de estabilização contra a força da gravidade que nos comprime e nos achata.

Trabalhando a mais de 16  anos com RPG  e com o ISO STRETCHING desenvolvi um trabalho chamado OMS ORGANIZACAO  MIOFASCIAL SENSORIAL baseado em metodos e procedimentos fisioterapeuticos  mesclando em uma  so aula  o trabalho de cadeias musculares    de SOUCHARD  (RPG) e de Leopold BUSQUET a  Ginastica do Equilibrio,  o trabalho com diagonais de movimento de KABAT além da CONTROLOGIA de JOE PILATES  buscando ao mesmo tempo o alongamento , tonificação , hipertrofia muscular alem da prevenção lesões  e reorganização postural.

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