Drenagem Linfática Manual para gestantes.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A gravidez é um momento muito especial para a mulher, ela representa a geração de uma vida, uma semente para o futuro e a continuação da árvore familiar. São meses maravilhosos, que misturam sensações diferentes como a ansiedade pela criança que virá ao mundo a preocupações relacionadas à saúde da mamãe e do bebê. É um período marcado por mudanças físicas e sistemáticas no corpo da mulher.

Durante a gestação há um aumento na produção hormonal, responsável por várias modificações estruturais e musculares. Alguns dos hormônios essenciais na gravidez são responsáveis pela tendência de reabsorver sódio causando a retenção de líquido na gestante, principalmente nos e pés e nas pernas.

A drenagem linfática é o tratamento estético mais indicado para a gestante, a partir do terceiro mês de gestação. É uma massagem suave e lenta, que ajuda a reduzir essa retenção de líquido e diminuir os inchaços comuns da gravidez, que aparecem principalmente no primeiro e no último trimestre.

Essa técnica previne e trata as complicações decorrentes da gestação, auxiliando no alívio de problemas circulatórios e musculares, bem como de outros problemas relacionados às mudanças hormonais, tais como enxaqueca, insônia, constipação intestinal e cansaço, além de proporcionar relaxamento à gestante.

Benefícios:

  • o estímulo na circulação venosa e linfática, que reduz a retenção de líquido, diminuindo os inchaços típicos da gravidez, além de estimular a lactação e a dessensibilização das mamas, preparando-as para a amamentação;
  • a prevenção e combate às varizes e sensação de pernas cansadas;
  • o combate à celulite e às estrias;
  • o alívio de tensões e redução de dores musculares;
  • ativa o sistema vegetativo, aumentando a sensação de relaxamento, ajudando a combater o estresse; e
  • proporciona regeneração e aumenta a imunidade do organismo, uma vez que aumenta a eliminação de toxinas e estimula a produção de linfócitos pelos gânglios linfáticos.

De todos os benefícios já citados para as gestantes, um, em especial, merece destaque: com as constantes sessões, as grávidas passam a se conhecer mais e aceitam melhor a nova identidade corporal. Desta forma, a mulher passa a ter aumento do bem-estar emocional, fortalecendo ainda mais o vínculo mãe-bebê.

Recomendações diárias:

  • Beba de dois a três litros de água por dia
  • evite o excesso de sal, que ajuda a reter líquido no organismo.
  • inclua no cardápio bastante legumes e frutas, como melancia e melão, que contêm muito líquido
  • evite a carne vermelha, principalmente à noite. Substitua por peixe, que é rico em ômega 3, uma gordura saudável
  • sob a orientação do seu médico, pratique atividades físicas regulares, como a caminhada.

Enviar Comentário

Enviar

Pilates em Valinhos e Vinhedo

Principado do Pilates

Oferecemos a você os mais atuais conceitos em atividade física e reabilitação para promoção de sua saúde, além de cursos de extensão e especialização na área da saúde.